Qual é a melhor época do ano para importar?

08/02/2023

Qual é a melhor época do ano para importar?

Existem mitos e fatos sobre a importação de cargas, principalmente por ser uma área geralmente explorada apenas por quem já conhece os processos. Quem está de fora possui diversas dúvidas e, muitas vezes, essas pessoas não sabem no que acreditar.

Entre as dúvidas mais frequentes está o questionamento sobre quando começar a importar e se existe uma melhor época para isso. Para acabar de vez com essa questão, nós preparamos este artigo informando tudo que você precisa saber.

Continue a leitura e esperamos que as dicas sejam úteis!

Existe realmente uma “melhor época” para importar?

Vamos direto ao ponto principal deste artigo com a pergunta chave e podemos dizer que sim, há períodos mais adequados para essa atividade.

Entretanto, existem motivos para ocorrer isso, assim como também é necessário analisar de empresa para empresa, pois pode haver variações.

Tudo o que envolve importação ou exportação, geralmente está relacionado ao receio de escolhas ruins e ao fato de ser uma ação um tanto quanto complexa. E essas situações e medos são completamente compreensíveis!

Porém, quando se trata de prazos e períodos, separamos para você algumas informações que poderão auxiliar nessas decisões. Há uma lista com os meses considerados mais vantajosos para a importação, assim como os de piores benefícios.

Com essa listagem, é possível entender quando são feitas as maiorias das compras, e assim se preparar tendo por base o fluxo de importações que haverá durante aquele momento.

É interessante considerar a seguinte linha de raciocínio antes de importar: em meses de pouco fluxo, as vantagens estão ligadas à agilidade dos serviços prestados e das entregas, principalmente quando envolvem correios e Receita Federal.

Março, abril e junho seriam considerados o top 3 dos melhores meses para importação.

Julho ganha maior destaque nessa lista, pois como é considerado um “mês de férias”, a maioria da população opta por aproveitar esse período, principalmente viajando. Então, automaticamente, as encomendas acabam sendo reduzidas.

Dentro da lista de piores meses para importar, ficam outubro, novembro, dezembro, janeiro e setembro.

Dicas valiosas

Como grande parte das importações são feitas da China, é importante também levar em consideração seu calendário, como por exemplo, o ano novo chinês. Geralmente, dentro deste período, há uma chance maior de problemas e atrasos, então vale ficar atento.

Pensando em datas comemorativas, já no Brasil, janeiro, fevereiro e março são considerados meses de baixa nas quantidades de encomendas feitas. Isso acontece pois eles coincidem exatamente com o período de férias, além de serem afetados pela forte tradição de comemorações, como ano novo e, principalmente, carnaval.

Isso pode resultar em redução no fluxo das encomendas, o que resulta apenas em um menor volume nos recintos alfandegados, não necessariamente interferindo na agilidade da entrega dos produtos.

Completamente opostos à dica anterior, os meses de novembro e dezembro devem ser evitados ao máximo, pois esse é justamente o maior período de chegada de encomendas internacionais no Brasil.

Existem outros meios para identificar quando importar?

Esse método que informamos é uma das maneiras que existem de avaliação para os melhores e piores momentos da importação durante um ano. Entretanto, isso não significará isenção de quaisquer imprevistos, falhas ou atrasos.

Essa linha de raciocínio se baseia em termos de diminuição de intercorrências envolvendo a importação, seja relacionada às conferências problemáticas na alfândega ou até mesmo às encomendas acumuladas.

Existem também métodos que não se baseiam somente no calendário, mas sim em um planejamento anual seguro, construído pela sua própria empresa. Este modelo não necessariamente seguirá os meses que citamos como uma época específica para iniciar a sua importação.

Para adotar este outro processo, será preciso paciência e, principalmente, planejamento. Mas fazendo boas análises, sua empresa poderá evitar muita dor de cabeça. Este formato, apesar de não se basear apenas em calendários, traz a necessidade de atenção para diversos outros detalhes.

Entre os itens a serem observados na construção do planejamento, estão: nichos de negócio, seu saldo de estoque, questões envolvendo o fluxo de caixa, assim como também os fatores sazonais da empresa. Todo e qualquer dado e característica do negócio deverá ser analisado antes de se pensar na importação em si.

E, como foi dito, o calendário também não é deixado de lado nesse método, chamado de Peak Season. Este termo é usado para definir os períodos de altas demandas em encomendas internacionais.

A Peak Season deve ser avaliada também pelo seu meio de transporte, pois quando envolve transporte marítimo, geralmente ocorre entre maio e setembro. Já no transporte aéreo, o maior período de movimento é em dezembro e julho.

Esse período é vinculado ao que falamos anteriormente sobre os motivos que levam cada mês a, serem ou não, uma boa época para importação. No caso, considerando questões culturais, como datas comemorativas, feriados e férias.

Por isso, é importante pensar sobre essas possibilidades dentro do planejamento, podendo assim, efetuar seus pedidos com antecedência. Desta forma eles podem ser embarcados sem sofrerem influência desses períodos, evitando atrasos.

Também é possível organizar os pedidos para que sejam feitos após essas datas, considerando o fato de que as importações podem ser afetadas por aumento nos custos devido aos feriados.

Por fim, fica claro que há sim, períodos considerados como melhor época para a importação.  Mas que de fato, a melhor forma de saber quando começar, é se planejar com antecedência e não se prender apenas ao calendário.

E para ser muito mais assertivo é de grande importância ter também uma assessoria qualificada para que auxilie nas melhores decisões no processo de importação. A Open Market atua há mais de 22 anos na área de comércio exterior, além de contar com excelentes parceiros e uma equipe especializada.

Confie em quem entende para auxiliar sua empresa nas melhores decisões. Entre em contato com a Open Market e converse diretamente com um de nossos especialistas. Vamos iniciar o melhor planejamento para sua importação!

Para ficar por dentro das últimas notícias a respeito do comércio exterior no Brasil e no mundo, acompanhe o blog da Open Market.

Aproveite e siga também as nossas redes sociais, estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Open Market – Comércio Exterior