Produtos importados 5 linhas que podem ser trabalhadas

25/01/2023

Produtos importados: 5 linhas que podem ser trabalhadas no Brasil

Quem pensa que importações se resumem a insumos alimentícios, automóveis e grandes máquinas, se engana. Na verdade, há uma lista de produtos que são liberados para importação e, para quem busca empreender nesse ramo, é útil saber mais sobre a liberação para produtos importados.

Porém, é importante também entender como funciona esse processo para diferentes segmentos e analisar, além do mercado de atuação, o lucro que cada um poderá trazer.

E para isso, preparamos este artigo com todas as informações necessárias para você. Aproveite o conteúdo e boa leitura!

Por que optar pela diversificação dos produtos importados?

Como falamos anteriormente, existe uma gama enorme de possibilidades para produtos importados. E esse nicho se torna uma bela opção tanto para quem deseja criar seu próprio negócio, quanto para aqueles que almejam uma forma de complementar sua renda.

Em específico no Brasil, esse formato funciona muito bem por conta do difícil acesso a determinados itens. Sua comercialização é escassa, principalmente envolvendo a qualidade com preço justo.

E, desta forma, você já começaria com um diferencial para captação e conquista dos seus clientes com produtos importados.

Entretanto, nem tudo será às mil maravilhas. Para que seja um negócio de sucesso é preciso também planejamento, estratégias efetivas, bons fornecedores e organização, trazendo assim uma garantia de que não haverá erros.

Outra questão é conhecer o mercado dos produtos importados, saber quem é seu público-alvo e entender sobre os itens que serão comercializados. Um exemplo, é importar dos Estados Unidos, desta forma é possível economizar até 80% em relação aos preços cobrados dentro do Brasil.

Estudos são de extrema importância nesse momento, então procure estar sempre atualizado sobre as questões envolvendo importação.

Como funciona o processo de importação e revenda no Brasil?

Questões relativas à importação em si, geralmente são mais complexas. Mas a revenda de produtos importados tem uma dinâmica simples, que consiste em comprar mercadorias fora do país e vendê-las aqui.

Para facilitar essa parte mais complicada do processo, aconselhamos recorrer a empresas qualificadas. A Open Market é uma ótima opção, pois está há anos dentro deste mercado de atuação e é altamente capacitada para auxiliar nos processos de importação e exportação.

A importação de produtos se torna também uma boa opção pelo fato de que inúmeras marcas de renome não ofertam seus produtos no Brasil, mesmo com uma grande parcela de consumidores interessados. E alguns itens, quando disponíveis, acabam sendo vendidos por um custo elevado nas lojas.

Isso ocorre porque em lojas físicas ou em shoppings, também são agregados ao valor final os custos fixos de aluguel, colaboradores, entre outros.

Entretanto, para quem está começando, é possível aplicar uma boa margem de lucro sobre os produtos importados e ainda assim os ofertar por um valor mais acessível comparado a concorrência.

É até mesmo concebível uma margem de lucro acima de 100%, tornando assim possível o retorno integral do valor aplicado e facilitando investimentos futuros.

Nesse momento é onde entram as questões de planejamento e organização, pois, se você souber precificar e alinhar com os custos, com certeza haverá lucro.

Quais categorias de produtos podem ser importadas para o Brasil?

Para facilitar a sua decisão de escolha, separamos uma lista indo do item mais provável até o mais diversificado. Esperamos que esta seleção auxilie suas escolhas para trabalhar com produtos importados!

1 – Roupas

Este seria o item mais popular entre as importações de produtos. Marcas importadas são muito populares no Brasil e, uma vez que o acesso a determinadas peças se torna quase impossível para o consumidor, esta opção se sobressai.

Uma dica é apostar em grifes conhecidas e, principalmente, suas coleções exclusivas comercializadas apenas no exterior. Marcas como Dolce & Gabbana, Lacoste, Ralph Lauren e Tommy Hilfiger ganham destaque nas preferidas.

2 – Eletrônicos

Se tratando deste segmento são diversos os itens que podem ser importados, seja tablet, smartphone, acessórios inteligentes, caixas de som, entre tantos outros.

E mesmo não sendo produtos com um valor extremamente baixo, através da importação ainda é possível manter um valor competitivo para o mercado nacional.

Pensando sobre investimento e questões financeiras, esse nicho também possui a opção de trabalhar com encomendas. Isso favorece o investimento por não ocasionar um estoque parado ou investir em itens que não tenham tanta saída.

3 – Games e derivados

Atualmente a procura por itens envolvendo jogos e acessórios relacionados vem crescendo muito. Surge então a chance de se destacar com este diferencial de produtos importados.

A própria indústria dos games ganhou destaque nos últimos tempos e segue investindo cada vez mais nessa área.

Não se limitando apenas aos jogos em si, há como importar controles personalizados, volantes para simuladores, assim como também os consoles e peças para computador. Com bons fornecedores, é possível encontrar itens originais e com excelente qualidade para importação.

4 – Decoração

Outro segmento possível para importação é focado no nicho de decoração. Geralmente é possível encontrar peças diferenciadas no mercado interno, porém, com custos mais elevados.

Fazendo a importação, além de localizar itens muitas vezes não vistos no país, ainda é possível trabalhar com preços competitivos com os do mercado nacional.

Peças para casa, escritório e presentes em geral, como papel de parede, luminárias, quadros, molduras e móveis, são algumas das opções disponíveis quando se pensa em importar itens para decoração.

Assim como acontece com os eletrônicos, a China se destaca nesse setor por conta de seus baixos valores.

5 – Suplementos

Um item com destaque inesperado são os produtos de suplementação alimentar. Após períodos difíceis como a própria pandemia que vivenciamos, cada vez mais pessoas estão buscando por um estilo de vida saudável. É nessa hora que os suplementos se tornam extremamente requisitados.

Neste segmento é importante analisar detalhes como, por exemplo, importar uma maior quantidade de itens para melhorar o valor do item individual.

Isso resultará também em um valor final mais baixo para a venda. Entretanto, é preciso considerar também as embalagens muito grandes ou pesadas, pois isso influenciará no valor do frete.

Agora é hora de analisar qual desses itens da lista melhor se enquadra com seus planos e colocar sua estratégia de importação em prática!

E para atuar no mundo da importação e exportação sem grandes problemas, entre em contato com a Open Market. Converse diretamente com um de nossos especialistas, tire suas dúvidas e vamos iniciar o melhor planejamento para a sua empresa!

Para ficar por dentro das últimas notícias a respeito do comércio exterior no Brasil e no mundo, acompanhe o blog da Open Market.

Siga também as nossas redes sociais, estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Open Market – Comércio Exterior