22/07/2019

Como funciona o processo de importação marítima?

A Importação marítima tem se tornado um caminho que muitos empreendedores estão começando a adotar.

Com o incentivo cada vez maior das leis brasileiras, pequenos e médios empresários estão tendo a oportunidade de ter acesso a fornecedores que,

antes eram restritos apenas aos grandes players do mercado.

Além do mais, os benefícios de se investir em produtos estrangeiros são muitos, eles lhe permitem:

  • Ampliar o seu catálogo;
  • Alcançar preços mais competitivos;
  • Adquirir produtos exclusivos e de alto valor percebido;
  • E muito mais.

Mas tudo isso só é possível se você tiver consciência do que está fazendo.

Porém, por conta das burocracias e leis envolvidas no processo, a maioria das pessoas que desejam entrar nesse mercado acabam ficando com muitas dúvidas.

Aliás, uma das perguntas mais comuns que observamos é sobre o processo de importação marítima, desde a pesquisa de produtos até a legalização.

Se você também tem essa dúvida, então leia até o final!

Neste artigo vamos lhe mostrar, de forma simples, as principais etapas de uma importação marítima que você precisa cumprir para receber

e poder comercializar seus produtos. Veja!

Entenda o processo de importação marítima com esses 5 passos

 

1. Pesquisa e análise de produtos

A primeira etapa é a pesquisa de produtos, nela você vai buscar todos os produtos que lhe chamarem a atenção, para compor seu pedido.

Aliás, um detalhe muito importante a ser ressaltado, é que você verifique se estes produtos são permitidos pela

legislação alfandegária brasileira e se precisam de licença.

Todas essas informações você consegue consultar na SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior).

2. Registro do seu Radar

Para que você consiga começar a importar ou exportar produtos é preciso ter uma autorização da Receita Federal.

O nome deste documento é RADAR ou “Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros”.

Assim, ele te permite fazer a importação ou exportação de grande volume de produtos com a finalidade de comercialização.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre ele, escrevemos também um artigo explicando: tudo que você precisa saber sobre o Radar Siscomex.

3. Pesquisa e negociação com fornecedores

Se você já atua no ramo do varejo, então sabe como é um processo de prospecção e negociação de produtos.

No comércio exterior não é diferente, você precisa se ater a alguns elementos chave para garantir uma boa compra, são eles:

  • Qualidade dos produtos;
  • Preços agressivos;
  • Formas de pagamento;
  • Prazos;
  • Modalidade de entrega.

Outro fator que não citamos acima, mas que não podem faltar de forma alguma é verificar se o fornecedor possui experiência com exportação marítima.

Dica: Antes de investir em uma grande remessa é importante que você valide o produto e o fornecedor, uma dica bastante útil é fazer um pedido de amostra como teste.

Só isso já pode lhe economizar muitas dores de cabeça desnecessárias!

4. Licenciamento dos seus produtos

Lembra que comentamos acima, sobre a necessidade de licenciar alguns produtos?

Então, caso não seja exigido nenhum tipo de permissão para que, ele seja comercializado no Brasil, basta você registrar

a Declaração de Importação, ou “DI”, no Siscomex.

Entretanto, se houver alguma solicitação, você deve registrar o Licenciamento de Importação, ou “LI”.

Posteriormente, este documento é emitido pelo próprio órgão responsável pela análise do tipo de produto que será nacionalizado.

5. Desembaraço aduaneiro

Conforme resolvido todas as etapas anteriores e já feita a compra, seu fornecedor fará todo o processo de despacho do produto em seu país de origem.

Você poderá acompanhar todo o trajeto da sua carga no navio, até ela chegar ao Brasil.

Aqui, será necessário que você solicite o processo de análise e nacionalização de sua mercadoria, para que ela seja liberada.

Este é o famoso desembaraço aduaneiro!

Contudo, nesta parte, será feito uma avaliação física e documental, para ver se seu pedido atende a todos os requisitos previstos na legislação brasileira.

Você precisa contratar um despachante aduaneiro para cuidar desta etapa.

Então, estando tudo certo, sua mercadoria será liberada para ser retirada e transportada até sua empresa.

Você pode ter até uma visão geral do processo de importação marítima.

Portanto, devido à burocracia fiscal e tributária, além dos demais custos e riscos evolvidos em cada etapa de uma importação, muitas empresas preferem contratar uma trading.

A Trading é uma empresa especializada em negociação e importação de grandes volumes de produtos que terceiriza todas as etapas desta operação.

Se você quiser saber mais sobre o que é uma trading e como ela consegue reduzir os custos de importação fornecendo maior segurança, então confere aí esse artigo que escrevemos.