A Importação marítima tem se tornado um caminho que muitos empreendedores estão começando a adotar.
Com o incentivo cada vez maior das leis brasileiras, pequenos e médios empresários estão tendo a oportunidade de ter acesso a fornecedores que,
antes eram restritos apenas aos grandes players do mercado.
Além do mais, os benefícios de se investir em produtos estrangeiros são muitos, eles lhe permitem:
- Ampliar o seu catálogo;
- Alcançar preços mais competitivos;
- Adquirir produtos exclusivos e de alto valor percebido;
- E muito mais.
Mas tudo isso só é possível se você tiver consciência do que está fazendo.
Porém, por conta das burocracias e leis envolvidas no processo, a maioria das pessoas que desejam entrar nesse mercado acabam ficando com muitas dúvidas.
Aliás, uma das perguntas mais comuns que observamos é sobre o processo de importação marítima, desde a pesquisa de produtos até a legalização.
Se você também tem essa dúvida, então leia até o final!
Neste artigo vamos lhe mostrar, de forma simples, as principais etapas de uma importação marítima que você precisa cumprir para receber
e poder comercializar seus produtos. Veja!
Entenda o processo de importação marítima com esses 5 passos
1. Pesquisa e análise de produtos
A primeira etapa é a pesquisa de produtos, nela você vai buscar todos os produtos que lhe chamarem a atenção, para compor seu pedido.
Aliás, um detalhe muito importante a ser ressaltado, é que você verifique se estes produtos são permitidos pela
legislação alfandegária brasileira e se precisam de licença.
Todas essas informações você consegue consultar na SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior).
2. Registro do seu Radar
Para que você consiga começar a importar ou exportar produtos é preciso ter uma autorização da Receita Federal.
O nome deste documento é RADAR ou “Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros”.
Assim, ele te permite fazer a importação ou exportação de grande volume de produtos com a finalidade de comercialização.
Se quiser conhecer um pouco mais sobre ele, escrevemos também um artigo explicando: tudo que você precisa saber sobre o Radar Siscomex.
3. Pesquisa e negociação com fornecedores
Se você já atua no ramo do varejo, então sabe como é um processo de prospecção e negociação de produtos.
No comércio exterior não é diferente, você precisa se ater a alguns elementos chave para garantir uma boa compra, são eles:
- Qualidade dos produtos;
- Preços agressivos;
- Formas de pagamento;
- Prazos;
- Modalidade de entrega.
Outro fator que não citamos acima, mas que não podem faltar de forma alguma é verificar se o fornecedor possui experiência com exportação marítima.
Dica: Antes de investir em uma grande remessa é importante que você valide o produto e o fornecedor, uma dica bastante útil é fazer um pedido de amostra como teste.
Só isso já pode lhe economizar muitas dores de cabeça desnecessárias!
4. Licenciamento dos seus produtos
Lembra que comentamos acima, sobre a necessidade de licenciar alguns produtos?
Então, caso não seja exigido nenhum tipo de permissão para que, ele seja comercializado no Brasil, basta você registrar
a Declaração de Importação, ou “DI”, no Siscomex.
Entretanto, se houver alguma solicitação, você deve registrar o Licenciamento de Importação, ou “LI”.
Posteriormente, este documento é emitido pelo próprio órgão responsável pela análise do tipo de produto que será nacionalizado.
5. Desembaraço aduaneiro
Conforme resolvido todas as etapas anteriores e já feita a compra, seu fornecedor fará todo o processo de despacho do produto em seu país de origem.
Você poderá acompanhar todo o trajeto da sua carga no navio, até ela chegar ao Brasil.
Aqui, será necessário que você solicite o processo de análise e nacionalização de sua mercadoria, para que ela seja liberada.
Este é o famoso desembaraço aduaneiro!
Contudo, nesta parte, será feito uma avaliação física e documental, para ver se seu pedido atende a todos os requisitos previstos na legislação brasileira.
Você precisa contratar um despachante aduaneiro para cuidar desta etapa.
Então, estando tudo certo, sua mercadoria será liberada para ser retirada e transportada até sua empresa.
Você pode ter até uma visão geral do processo de importação marítima.
Portanto, devido à burocracia fiscal e tributária, além dos demais custos e riscos evolvidos em cada etapa de uma importação, muitas empresas preferem contratar uma trading.
A Trading é uma empresa especializada em negociação e importação de grandes volumes de produtos que terceiriza todas as etapas desta operação.
Se você quiser saber mais sobre o que é uma trading e como ela consegue reduzir os custos de importação fornecendo maior segurança, então confere aí esse artigo que escrevemos.