Dois empresários participando de feiras apertando as mãos e construindo networking

14/12/2022

Feiras internacionais: entenda a importância do networking para potencializar seus negócios

Abrindo portas para criar um excelente networking e estreitando as distâncias entre países, as feiras internacionais se tornam ótimas oportunidades para quem deseja expandir seus negócios.

Entretanto, quem nunca participou nem ao menos imagina como são e quem frequenta muitas vezes não sabe como otimizar sua participação nestes eventos.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo bem completo e esclarecedor para todo tipo de dúvida e para saber mais, basta continuar a sua leitura!

Qual a importância em estar presente nestas feiras?

Considerado um dos maiores desafios para empresários que desejam iniciar seus negócios no comércio exterior, as questões como o processo de definir como fazer e quem poderá auxiliar nisso são inicialmente o maior dos receios.

Seja por conta de fornecedores ou meios de encontrar e conquistar seus consumidores, garantir bons resultados de um produto em um outro país não é algo prático, tampouco simples, principalmente para exportadores que não conhecem como funciona o mercado.

Por conta disso, estar presente em feiras e eventos internacionais se torna uma ótima opção para as empresas que estão começando e desejam ter mais conhecimento sobre. E para as que já sabem como funciona, é interessante para testar suas estratégias e expandir os conhecimentos já adquiridos anteriormente.

Enquanto está participando se torna favorável observar quem está ao seu redor, assim também aprendendo mais sobre a sua concorrência e levando consigo as melhores estratégias para aumentar a competitividade no mercado.

A principal razão da sua importância com certeza é a construção de networking e as possibilidades que surgem para negócios durante estes eventos.

O Brasil, inclusive, é sede para eventos deste segmento como, por exemplo, a Anufood que ocorrerá em 2023, na cidade de São Paulo.

Somente neste ano o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) coordenou o Pavilhão Brasil em sete eventos internacionais, sendo estas feiras em Bangkok (Tailândia), Joanesburgo (África do Sul), Londres (Reino Unido), Montreal (Canadá), Nuremberg (Alemanha), Seul (Coreia do Sul) e Teerã (Irã). Nelas estiveram presentes setenta empresas do Brasil.

E avaliando a exposição e destaque que esse tipo de evento agrega é válido pensar como a sua empresa estará inclusa entre eles, trabalhando assim a ideia de fixação de marca, afinal quanto mais participações você tiver, mais fácil será lembrada e maior ficará a credibilidade do seu negócio.

As feiras internacionais são o local ideal para conhecer tudo que houver de atualizações e novidades no seu segmento, então aproveite também o fato de estar por lá, circule entre os stands e se permita conhecer mais sobre tudo.

Como participar dos eventos?

Como qualquer grande ação, é necessário começar com um planejamento. Este é um momento importante para sua empresa, então não basta apenas ir de qualquer jeito para o evento.

Deve ser levado em consideração que além da organização logística, também haverá deslocamento e principalmente questões financeiras que deverão ser analisadas previamente. O valor pode variar de feira para feira, geralmente é um valor considerável, principalmente se o plano é ter um stand dentro do evento.

Por conta disso, às vezes para começar a participar vale a pena ir apenas como visitante, assim reduz um pouco os gastos e é um primeiro passo para entender como funcionam essas feiras internacionais e observar o que se enquadra na sua marca.

Compensará mais se primeiro organizar a sua presença e depois ir com seu próprio stand, para assim mostrar que será um expositor competitivo à altura dos que já estão sempre por lá.

Planeje também uma boa estratégia de branding para levar até lá, seja camisetas personalizadas com identificação da empresa, brindes e principalmente cartões de visita, pois isso auxiliará muito nas questões de networking. Além disso, uma dica é adicionar as informações também em inglês, por ser um idioma mais universal em locais como este.

Para participar também há um certo auxílio do próprio MAPA e do MRE (Ministério das Relações Exteriores) para os ramos de alimentos e bebidas, comerciais exportadoras, tradings, entidades setoriais e cooperativas que desejam participar de forma que sua promoção seja exclusiva para produtos brasileiros.

Não tão simples, mas iremos tentar esclarecer aqui como esse procedimento funciona. As empresas interessadas devem entrar em contato com a CGPC (Coordenação-Geral de Promoção Comercial), podendo ser inclusive pelo seu próprio site, onde também há o calendário com as datas dos próximos eventos.

Tanto o MAPA quanto o MRE se responsabilizam por questões envolvendo o custo de contratação dos espaços utilizados dentro da feira e até mesmo a montagem do stand, assim como também suporte de recepcionistas bilíngues.

Entretanto, cada empresa que deseja participar deverá se responsabilizar por suas despesas pessoais como locomoção, vistos caso sejam necessários, vacinas, hospedagem e alimentação.

Outros custos também ficam sob responsabilidade do expositor, que são os de envio de amostras, além de investirem em itens complementares para sua promoção, sendo esse um bom incentivo para potencializar os resultados que agregam ao evento.

Lembrando também que a atitude de se inscrever nesta iniciativa não é uma garantia de aprovação para participação das feiras, se inscrever se torna apto para o processo de seleção apenas.

E para todo processo é necessário cuidado e atenção para atingir a aprovação, por conta disso é indicado ter empresas especializadas participando deste momento garantindo assim as melhores tomadas de decisão e principalmente guiando pelos melhores caminhos.

A Open Market além de ter serviços para importação e exportação, também faz acompanhamentos para feiras nacionais e internacionais. Dessa forma, haverá a segurança necessária com o máximo de informações possíveis para auxiliar o seu negócio a atrair mais compradores no mercado externo e se inserir neste nicho.

Esperamos que estas informações tenham te ajudado! Caso precise de algum auxílio para importar ou exportar mercadorias, ou como citamos, deseje acompanhamento em feiras internacionais, conte com a Open Market e entre em contato conosco.

Para ficar por dentro das últimas notícias a respeito do comércio exterior no Brasil e no mundo, acompanhe o blog da Open Market.

Aproveite e siga nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e LinkedIn.

Open Market – Comércio Exterior

Contato Whatsapp
Politicas