Apesar de a importação de veículos ser uma temática que desperta muito interesse e até mesmo curiosidade, é também uma das que mais causam dúvidas. Isso acontece por falta de entendimento sobre os procedimentos, como também por conta da legislação.
A importação de veículos, sejam eles veículos novos ou veículos usados, é avaliada de formas distintas e saber disso já é um primeiro passo para quem deseja começar este processo.
Para facilitar, desenvolvemos este artigo para acabar com os questionamentos mais frequentes sobre. Então continue a leitura para saber mais!
Primeiros conhecimentos sobre importação de veículos
Entre as informações mais relevantes, devemos começar informando que no Brasil a importação de automóveis é permitida tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas, entretanto há regras específicas para cada modalidade.
Quando se trata de importação de veículos por pessoa física, somente poderá ser efetuado esse processo em quantidades reduzidas, onde não poderá ser categorizado como importação para comércio.
Assim como a habitualidade também é um critério que merece atenção, pois caso ocorra com uma certa frequência, poderá se enquadrar neste quesito.
Para importações de veículos efetuadas por pessoa jurídica é importante se atentar nas questões burocráticas e, antes de qualquer coisa, ter em seu CNPJ um CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) com alguma atividade relacionada.
Como são as diferenciações sobre os veículos dentro da importação?
Para cada situação há uma legislação e processo diferenciado para de fato haver a importação dos automóveis.
De certa forma, veículos usados em um modo geral não são autorizados para a importação segundo o DECEX (Departamento de Operações de Comércio Exterior), porém, se forem enquadrados nas exceções, há uma possibilidade.
Estes formatos citados logo abaixo são os únicos motivos que tornam possível que seja feita essa importação:
- Caso o modelo tenha mais de trinta anos de fabricação
- Seja para fins culturais ou para coleção
- Seja oriundo de alguma herança em aberto no exterior
- Esteja sendo importado como forma de doação
- Se enquadre no caso das chamadas missões diplomáticas, repartições consulares e representações de organismos internacionais.
O mais comum são as aquisições por colecionadores, neste caso é preciso que o importador seja também sócio de um clube de carros antigos e também seja habilitado pela FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos).
Em casos de herança em aberto no exterior, os veículos novos ou usados pertencentes ao solicitante podem ser importados dentro do regime comum, mas para isso será necessária a comprovação legal.
Além desta comprovação é preciso realizar também o pagamento integral dos respectivos tributos, pois deste modo, não é possível comprovar que se enquadram no conceito de bagagem.
Para veículos importados por missões diplomáticas, repartições consulares e representações de organismos internacionais há um tratamento diferenciado.
Por conta dos acordos internacionais que são formados pelo país, os automóveis importados por quem possui este tipo de imunidade devem se enquadrar no uso oficial para missões diplomáticas, delegações especiais e repartições consulares de carreira junto ao governo brasileiro.
Permite-se também o uso particular por integrantes à vista de requisição do MRE (Ministério das Relações Exteriores), e sobre o tratamento diferenciado, há uma listagem de itens.
Separamos eles para seu entendimento também:
- Dispensa da LCVM (Licença para Uso da Configuração do Veículo ou Motor), do Ibama;
- Concessão de código MMV (código específico de marca/modelo/versão), do Denatran;
- Isenção de imposto da importação e do imposto sobre produtos definidos como industrializados, vinculado à importação;
- Isenção do PIS/PASEP-Importação assim como o COFINS-Importação.
Enquanto isso, para carros novos, os processos são burocráticos também, porém mais simplificados, bastando seguir a listagem de documentações necessárias.
Como estão as atuais legislações para importações de veículos?
Apesar da informação que passamos sobre ser possível importar veículos somente com mais de trinta anos de fabricação, no Brasil há um projeto de lei que prevê o fim desta restrição.
Segundo o projeto de lei n. 237/2020 ficaria definido que qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica, terá o direito de importar veículos para fins terrestres. Podendo ser eles novos ou usados e independentemente de autorização prévia relacionada ao ano de fabricação.
Outro item que está em discussão aborda a temática sobre o montante de taxas para importação, onde seu valor não poderá ser superior ao montante incidente sobre os automóveis similares fabricados no país.
Porém, para aprovação, é necessário antes o projeto de lei passar pela Comissão de Viação e Transportes e depois seguir na Câmara dos Deputados.
Há alguns receios quanto à mudança das legislações, envolvendo tanto as questões ambientais por conta do aumento da poluição por automóveis antigos, como também as chances de o Brasil se tornar uma rota para sucatas rejeitadas em outros países.
Entretanto, também estão sendo avaliadas questões positivas, como o aumento de frotas e maior acessibilidade a modelos diversificados. E acredita-se que com normas bem estruturadas, seria possível abrir um novo formato de cadeia produtiva e também movimentar ainda mais o mercado.
Um dos motivos que se leva em consideração quanto ao aquecer o mercado de importação de veículos é o fato de que até mesmo os carros mais antigos são bem vistos no Brasil e muito desejados, seja por conta de suas tecnologias e/ou designs diferenciados.
Como para tudo há motivos a favor e contra, cabe agora aguardar as próximas atualizações. E para ficar por dentro das últimas notícias a respeito do comércio exterior no Brasil e no mundo, acompanhe o blog da Open Market.
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Esperamos que estas informações tenham sido úteis e solucionado suas dúvidas. Caso precise de auxílio para importar ou exportar mercadorias, conte com a Open Market. Entre em contato conosco, temos especialistas prontos para te ajudar!
São variados os motivos que levam a importar um carro, seja por conta do valor de mercado, manutenções, ou até mesmo questões estéticas visando um design diferenciado.
Mas antes de se arriscar, confira as vantagens que estas importações podem trazer e entenda melhor sobre este processo.
Continue lendo este artigo e tire suas dúvidas!
Vale a pena investir na importação de carros?
A primeira forma de resposta se baseia em sonhos, afinal este é considerado um sonho de consumo de grande parte das pessoas que buscam um veículo diferenciado. Então sim, vale muito a pena!
Entretanto, para os que são mais centrados e tentam manter os pés no chão, também continua sendo vantajoso importar carros? A resposta também é sim!
Claro que é necessário ficar atento a alguns pontos específicos, pois assim como tudo que há vantagem, também pode haver desvantagens. O cuidado neste momento se torna importante para evitar falhas e investimentos errados.
Por conta disso, é indicado não tentar fazer isso por si só, apesar de na internet ter diversos guias e até mesmo ser possível importar sem auxílio de terceiros. Ter uma empresa especializada ao seu lado contribui no direcionamento para as melhores escolhas, além de também ter uma garantia de segurança muito maior.
A Open Market atua há 22 anos na área de importação, inclusive na importação de carros, e por isso podemos afirmar que não é uma tarefa simples, mas que compensa!
Obter um carro importado é uma aquisição de grande importância e deve ser levado em consideração o valor, sendo assim, avaliar se vale a pena acaba também se tornando algo muito pessoal.
Com uma organização financeira eficiente pode se tornar possível ter seu automóvel dos sonhos e junto dele todas as vantagens que ele poderá te trazer.
Para esclarecer melhor sobre as vantagens, listamos alguns itens que te ajudarão a refletir sobre o assunto.
Quais as vantagens em importar veículos?
Modelos exclusivos e seus designs
Pode-se dizer que um dos maiores motivos para importação de veículos está envolvido na beleza de seus modelos. Isso ocorre pois o design dos modelos nacionais é mais tradicional e comum, pois são modelos que se enquadram dentro do perfil popular, feito para vender.
Já os importados prezam por esse visual diferenciado, muitas vezes remetem à maior sofisticação e temos certeza de que você consegue reconhecer um quando passa por ele nas ruas deste país, pois de fato eles se destacam.
Além disso, no mercado externo se encontra também equipamentos que não se encontram nas opções nacionais, tornando possível ter um veículo com características únicas.
Então se a sua procura é realmente algo fora do comum, este já seria um bom motivo para optar por um carro importado.
Valores também são vantagem
Apesar de eles não poderem ser comparados aos valores de carros populares, pois obviamente seu valor será maior, isso também inclui vantagens quando se pensa em valor de mercado.
Veículos importados são mais valorizados, o que consequentemente reduz mais a desvalorização do que os modelos nacionais. Inclusive, há pesquisas que mostram que a cada sete versões (que foram analisadas), seis destes modelos importados possuem uma depreciação menor que os nacionais.
E analisando as propostas, assim como acompanhando o mercado internacional, há meios de obter um veículo que fique mais barato lá fora e ainda usufruir da política fiscal por ser diferente da nacional, em que geralmente os impostos pesam mais.
Questões envolvendo manutenção são desvantagens?
Neste ponto deve ser levado em consideração que gastos com manutenção ocorrem de qualquer forma, tanto em carros nacionais quanto importados, pois o uso do veículo obriga a isso.
Entretanto, os gastos relacionados a isso não são tão diferentes entre modelos nacionais e importados.
Hoje em dia se encontram inúmeras empresas especializadas especificamente nesse segmento de produtos e itens para modelos importados, o que torna a procura por peças um tanto quanto similar ao nacional.
O que deve ser levado em consideração é que, assim como os carros nacionais, o valor médio de sua manutenção se baseia no valor do automóvel e seu ano. Ou seja, quanto mais caros, mais fácil ter suas peças e mão de obra mais caros também.
Assim como também automóveis mais antigos acabam tendo peças saindo de linha e causando uma mão de obra mais cara. E isso serve para ambos os veículos nacionais, ou não.
Sendo assim, podemos perceber que o mito sobre o alto valor da manutenção não se determina pelo carro ser ou não importado, mas por suas características mais específicas, afinal carros mais populares tendem a manter tudo mais acessível, inclusive o valor da manutenção.
Ainda sobre valores
Atualmente foi modificado o IUC (Imposto Único de Circulação), este imposto é obrigatório para quem possui um veículo.
Ele começou a ser aplicado referente ao seu ano de produção e não mais o de importação, como era comum desde 2007. A cobrança diferente deste que foi informado é considerado ilegal sob a legislação de Autoridade Tributária e Aduaneira.
E como é o processo de importar um carro?
Tudo pode depender de onde ele vem, como e para onde ele vai, mas em uma forma geral, exige tempo e processos burocráticos. Para se ter uma noção, trouxemos uma lista dos passos necessários:
- Inicialmente já é preciso ter a habilitação no chamado Radar (Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros), com este registro será possível realizar o comércio exterior;
- Após isso é possível tirar o certificado do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para informar que o veículo atende a legislação ambiental brasileira;
- Se certificar que toda a importação irá seguir os requisitos legais exigidos no país;
- Posteriormente a emissão da licença de importação, deverá ser encaminhada para deferimento ao DECEX (Departamento de Educação e Cultura do Exército) e ao Ibama;
- Emitir o CAT (Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito) junto do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito);
- Realizar um registro chamado DI (Declaração de Importação) após a chegada no Brasil;
- Alinhar a liberação aduaneira junto a DRF (Delegacia da Receita Federal);
- Cadastrar tanto marca quanto modelos no Denatran por meio do CAT.
Acreditamos que essas informações serão úteis, mas reforçamos a importância de ter também uma empresa especializada ao seu lado para maior segurança e organização. Caso precise de algum auxílio para importar carros e mercadorias em geral, conte com a Open Market e entre em contato conosco.
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Después de numerosas crisis, incluidas las financieras y económicas, resultantes de la pandemia del coronavirus, parece que el nicho de los automóviles y sus importaciones se regeneran y el mercado se recalienta .
Grandes marcas ya apuestan por esta posibilidad, Fiat, Hyundai, Nissan y Chevrolet son algunos ejemplos, prometedores nuevos modelos y muchas actualizaciones para este año 2022.
Además de los lanzamientos, estas y otras marcas también reaparecen con sus reestructuraciones, que son modelos establecidos que regresan con innovaciones al mercado brasileño.
¿Interesado en aprender más sobre las importaciones de vehículos y qué modelos son los más codiciados en este momento? ¡Así que sigue leyendo este texto y descúbrelo!
Modelos y noticias
Este año la atención se centra en los coches SUV y su línea deportiva ha sido la favorita entre los coches de 2022.
Entre los más comentados, fueron elegidos el Toyota Corolla Cross, el Volkswagen Taos, el Nissan Kicks y el ya conocido y muy visto en las calles, el Jeep Compass.
Aunque se trata de vehículos con una estructura más grande, los coches compactos también ganan protagonismo en la lista de los más deseados. Debido a que tienen este formato, su estructura se vuelve menos extensa, pero presenta divisiones que marcan la diferencia cuando se trata de tamaño interno.
Hablamos anteriormente también sobre la reestructuración, pero ¿qué categoriza este modelo como rediseñado?
Este es un concepto para informar cuando el automóvil pasa por una «actualización», generalmente trayendo algún detalle nuevo u optimización en sus artículos. Esto puede interferir con varios factores, por ejemplo, su número de bancos, o su alcance cambia y puede aumentar y disminuir.
Por lo general, estas variaciones se realizan según los fabricantes y junto al lanzamiento surgen las explicaciones de sus razones, pero generalmente involucran cuestiones de mercado y opinión del consumidor.
El acto de importar vehículos no está entre los más sencillos, pero hay algunas ventajas en cuanto a valores y sobre todo el hecho de poder transportar coches que pueden no estar disponibles en tu país.
Los procedimientos de este tipo de importación requieren muchas cuestiones burocráticas y la necesidad de personas que realmente entiendan los caminos a seguir, facilitando así toda la acción de importación y exportación.
Por eso estamos aquí. Open Marketing opera en el mercado de comercio exterior desde hace más de 22 años. Además, operamos específicamente con importaciones de vehículos. Por lo tanto, antes de arriesgarse , opte por la seguridad.
Coches más deseados de 2022 en Brasil
Después de definir cómo se realizará la importación, podemos hablar sobre los lanzamientos, sus características y los valores para los autos más deseados del año 2022 en Brasil. La siguiente es la lista:
- Fiat Strada: comenzaremos por ser uno de los más observados por los brasileños, aunque este modelo ya ha sido lanzado con anticipación, es una buena opción para aquellos que gustan mucho espacio. Su actualización cuenta con un nuevo sistema de seguridad para garantizar una mayor atención a quienes conducen y a sus pasajeros. En cuanto al consumo, este coche tiene una ventaja porque hace 8,5 km por litro de gasolina, a pesar de ser flexible. Su precio es en promedio R$ 74.790.
- Fiat 500 eléctrico: Este no podía faltar al ser considerado uno de los modelos de la nueva generación de coches 2022, además del detalle de ser eléctrico, su diseño atrevido y su versatilidad atrae miradas. Tiene 118 caballos de fuerza y puede alcanzar los 100 km / h en solo 9 segundos. Su valor puede alcanzar R $ 195 mil.
Toyota Corolla Cross: como
ya habíamos mencionado este modelo, ahora vamos a los detalles. Este vehículo promete ser una amenaza para el Taos de Volksvagen y tal vez incluso superar la afinidad que los consumidores tienen con el Jeep Compass. Es híbrido, tiene 1.8 motor de ciclo Atkinson y 101 caballos, y con su integración del intercambio CVT, cuenta con más de 72 caballos. Por lo tanto, ¡considerado extremadamente poderoso! Su valor puede alcanzar hasta R $ 140 mil.- Jeep Compass: Aunque ya se conoce, este modelo se encuentra en un proceso de reestructuración, donde habrá cambios tanto en las partes internas como mecánicas. Tendrá un motor híbrido y una suma de 190 caballos. En cuanto al diseño, tendrá centro de medios flotante, cambio en faros LED, parrilla y parachoques. Su precio estará en una variante que puede alcanzar hasta R $ 135 mil.
Volkswagens
Taos: este es otro de los que hablamos anteriormente, se espera que el Taos tome la delantera entre los SUV promedio. Su parte interior se considera la unión entre el T-cross y el Jetta, viene con iluminación ambiental y medios centrales con 10 pulgadas. Su precio está entre R$ 130.000 y R$ 150.000.
Nuevo Citroën C3: esta
nueva versión será considerada una nueva generación para el ya popular C3. Se prometió que su mecánica sería similar al modelo argentino 208, ya que en el exterior viene una mezcla del C5 Aircross y el C4 Cactus europeo. Su valor promedio es de R$ 65.000.- Caoa Chery Tiggo 2: el Tiggo viene con su restylización que involucra un modelo de automóvil chino, pero su parte trasera sigue siendo la misma. Pero el interior como volante, consola y tablero ahora son diferentes, así como su motor. A pesar de los cambios en el diseño y la mecánica, su valor no tiene grandes cambios, siendo en promedio R $ 75 mil.
Estos fueron algunos que elegimos para profundizar en los detalles, pero todavía hay infinitas opciones de noticias. Y para que nadie sienta curiosidad, vea el listado con los nombres y valores de estos modelos. Vea qué autos están incluidos en esta lista:
- Renault Captur: R$ 130.000;
- Pulso Fiat: R$ 98.990;
- Volkswagen Tarok: R$ 135.000;
- Ford Bronco Sport: R$ 185.000;
- BMW M3: R$ 600.000;
- Chevrolet Equinox: R$ 140.000;
- Ford Ranger Negro: R$ 190.000;
- Ford Mustang Mach: R$ 400.000;
- Fiat Toro: R$ 110.000;
- Hyundai Creta: 80.000 reales;
- Nissan Patadas: R$ 90.000;
- Toyota Yaris: R$ 75.000;
- Honda City Hatch: R$ 85.000;
- Nissan Frontier: R$ 180.000;
- Honda HR-V: R$ 142.500;
- Chevrolet Montana: R$ 77.980;
- Fiat Fastback: R$ 129.990.
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