Logística está entre os itens mais importantes quando se fala em importação ou exportação no comércio exterior, é através dela que mercadorias são enviadas aos seus determinados locais de forma segura e eficiente.
Ter junto um agenciamento de cargas reflete totalmente neste resultado, inclusive favorecendo para que empresas tenham uma redução de custos no transporte, armazenamento e manuseio, além de também possuir uma estimativa mais assertiva quanto ao prazo de entrega.
Esse processo também colabora com essa operação de envio de cargas, que além de demandar um bom planejamento, não se enquadra nas atividades mais simples a serem executadas. Envolvido ao setor de comércio exterior, há o desafio de otimizar estas etapas e com o agenciamento de cargas isso é possível.
Para aprender mais sobre o assunto continue a leitura do artigo, boa leitura!
O que é agenciamento de cargas?
O agenciamento de cargas é uma mistura entre uma atividade e prestação de serviço, junto da ação de importação e exportação, pois pode ser incluído dentro do processo de logística.
Nessa atividade são englobados diversos quesitos como a estruturação, a organização e até mesmo a execução das etapas exigidas para o transporte de cargas. Para isso é necessário o envolvimento e coordenação no que diz respeito aos agentes que participam do deslocamento como, por exemplo, transportadores, armazéns, empresas de logística e entre outros.
Existem também possibilidades de funções adicionais, estas se relacionam ao fechamento de seguro e à armazenagem. E quem está à frente do agenciamento de cargas se torna um intermediador.
O encarregado deste cargo utilizará seu networking entre embarcadores e prestadores de serviço como forma de otimizar os processos logísticos. Ficam também responsáveis pela procura de um transporte onde será certificado que o produto será entregue da melhor maneira e dentro do prazo que foi estipulado.
De uma forma resumida, podemos então dizer que os agenciadores de carga possuem responsabilidade e participação direta com a organização e a integração para que todos os processos logísticos saiam como o planejado.
Esse tipo de trabalho é procurado por importadoras e exportadoras que buscam esse método de atendimento para agilizar e ter maiores garantias de sucesso em suas operações, pois o principal objetivo do agenciamento é este, garantir a carga entregue onde deve, no prazo que é esperado e da melhor maneira.
Como funciona o agenciamento de cargas?
Após o alinhamento com o agenciador de cargas, começa o processo de busca de tudo que é necessário, entre as etapas está a coleta de todos os dados detalhados da mercadoria que será transportada, tanto as envolvendo obrigações de distribuição, quanto às particularidades da carga.
Com isso, é possível efetuar e executar o planejamento de uma forma completa, entendendo e atendendo todas as necessidades do seu cliente e trazendo melhorias na rotina atual de transporte ou até mesmo a criação de novas rotinas. Esses detalhes já fazem a diferença quando se trata de aumentar a eficiência e reduzir ao máximo os custos.
Esse tipo de serviço se enquadra como prestação de serviço regulamentado no ramo de consultoria, servindo assim como empresas de intermediação. Para o funcionamento de forma ideal estas empresas devem possuir os pilares base, que são:
- Ter um vínculo próximo e que obtenha privilégios entre os operadores de carga, assim como também com as transportadoras;
- Utilizar de tecnologias a seu favor, nelas se incluem as ferramentas de análise e produção dos dados logísticos, softwares para a análise de rotas, custos e incidência de impostos e distâncias percorridas;
- O conhecimento na área também faz diferença, é importante entender da prática envolvendo esse segmento de transporte e logística, ter conhecimento para resolução e enfrentamento de problemas;
- Ter um bom networking, isso inclui também a lista de clientes embarcadores, assim o próprio agente de cargas consegue maior capacidade para negociações e principalmente os melhores acordos entre todos.
Há grandes vantagens em optar pelo agenciamento de cargas, entre elas temos a facilidade na liberação alfandegária. Deste modo sua empresa poderá contar com a competência de bons profissionais na análise e lançamento de documentos, seja para entrada ou saída da mercadoria entre os países.
Junto disso é feito o acompanhamento com os órgãos competentes. Detalhes como estes facilitam muito na parte mais complexa das etapas que é o burocrático.
Com agenciadores envolvidos é possível antecipar as exigências dos órgãos públicos, fazendo assim ser um processo mais utilizado. Com o providenciamento de todos os documentos antes mesmo da retirada da carga, é evitado que gastos extras ocorram.
E por falar em redução de custos, através do agenciamento de cargas e principalmente pelo profissional envolvido nesta operação, há a opção de escolher melhores prazos, integração de modais, detalhes envolvendo a segurança, o armazenamento e a rastreabilidade da mercadoria.
Outra das vantagens é o diferencial nas soluções que podem ser personalizadas pelos agenciadores, pois eles compreenderão o tamanho da sua empresa, qual a exata necessidade para armazenamento, o que é ideal para cada tipo de carga e a agilidade específica para elas no transporte.
Junto dos planejamentos em etapas também é feito um planejamento financeiro, o que colabora para evitar custos imprevistos ou desnecessários, otimizando também o fluxo das atividades.
O transporte de cargas é uma atividade que envolve geralmente alto custo, representando uma taxa de 63,5% dos gastos do setor, por isso é de tamanha importância ter ao seu lado profissionais capacitados para auxiliar neste momento.
A Open Market está há mais de 20 anos atuando no mercado de comércio exterior e conta com uma equipe de especialistas prontos para contribuir neste processo. Entre em contato agora mesmo e vamos iniciar o melhor planejamento para sua importação ou exportação!
Para saber tudo sobre as últimas notícias a respeito do comércio exterior no Brasil e no mundo, acompanhe o blog da Open Market e siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.